© 2019 Solotrat Centro-Oeste.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Screen Shot 2017-02-08 at 9.34.22

Controle de Águas Subterrâneas

A Solotrat oferece três principais soluções para o controle de águas subterrâneas - o rebaixamento de lençol freático, os drenos fibroquímicos e os poços de alívio. Piezômetros são instrumentos que a Solotrat recomenda para obras de controle de águas subterrâneas.

Rebaixamento de Lençol Freático

O Rebaixamento de Lençol Freático é uma técnica comumente utilizada para viabilização de escavações e controle de água em obras subterrâneas.

 

Este rebaixamento, normalmente feito por poços, consiste num sistema para se retirar água do subsolo de forma induzida, portanto não gravitacional, através de poços com diâmetros bem pequenos. Esta técnica é utilizada para profundidades usuais entre 5 e 30 metros.

 

Três sistemas são executados pela Solotrat: bombas submersas, bombas à vácuo e injetores (ou ejetores). A descrição minuciosa pode ser vista em nosso Manual Técnico de Serviços Geotécnicos.

Drenos Fibroquímicos

O uso do dreno fibroquímico, ou geodreno, objetiva remover água do subsolo, promovendo o adensamento vertical da camada de argila mole, obtendo-se assim a estabilização do solo.

 

O método é o da cravação de membranas plásticas, com cerca de 10 cm de largura por 5 mm de espessura, envolvidas por geomembranas. A cravação é feita por meio de lanças verticais, que podem atingir cerca de 30 metros de profundidade, conforme figura à esquerda. Segue-se com a aplicação de aterro provisório, de sobrecarga.

 

Os drenos absorvem e filtram as águas destes solos, comprimidos por aterros temporários. Isto gera um “rebaixamento” dos mesmos, tornando-os mais densos e minimizando os recalques ao longo do tempo.

Poços de Alívio

Os sistemas de alívio de sub-pressões mais comumente utilizados junto a locais com alta diferença de carga hidráulica separados por maciços terrosos, caso característico de barragens, mas passível de ocorrer em encostas e aquíferos, são as trincheiras de drenagem e poços de alívio. A Solotrat executa poços de alívio de até 40 m, em todo o Brasil.